Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."
"Eu sou a desintegração."
Frida Kahlo. Henry Ford Hospital. 1932. Oil on metal. 31.1 x 39.3 cm. Dolores Olmedo Foundation, Mexico City, Mexico.
"Frida teve três abortos espontâneos devido ao acidente com o bonde, quando um ferro lhe varou o útero e o quadril. Seu pai, que muito a amava, projetou um espelho que lhe ficava acima da cama e um cavalete que se amoldava às suas limitações físicas, para que ela pudesse, assim, pintar e ter momentos de felicidade.
"Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor."
"Não estou doente. Estou partida. Mas me sinto feliz por continuar viva enquanto puder pintar."
"Não estou doente. Estou partida. Mas me sinto feliz por continuar viva enquanto puder pintar."
(http://peramblogando.blogspot.com/2009/12/frases-antologicas-frida-kahlo.html, acessado em 22.11.2010)
''Algum tempo atrás, talvez uns dias, eu era uma moça caminhando por um mundo de cores, com formas claras e tangíveis. Tudo era misterioso e havia algo oculto; adivinhar-lhe a natureza era um jogo para mim. Se você soubesse como é terrível obter o conhecimento de repente - como um relâmpago iluminado a Terra! Agora, vivo num planeta dolorido, transparente como gelo. É como se houvesse aprendido tudo de uma vez, numa questão de segundos. Minhas amigas e colegas tornaram-se mulheres lentamente. Eu envelheci em instantes e agora tudo está embotado e plano. Sei que não há nada escondido; se houvesse, eu veria.''
Frida Kahlohttp://pensador.uol.com.br/frida_kahlo/ - acessado em 22.11.2010 - 22:47 hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário