outubro 09, 2009

Bombardeio à Lua. Reflexões!

"O impacto deve lançar 350 toneladas de material, a até 10 km de altura, que esta nuvem de solo lunar será amplamente iluminada pelos raios do Sol."
Eu não sei nem por onde começar, tal o impacto da notícia sobre mim!!! Tá saindo poeira cósmica de mim e flutuando a 10 km de altura também... aliás, evaporei, teletransportei, mudei-me totalmente em corpo e alma, diluí... ao saber que a NASA (com que direito?) jogou um foguete contra a lua pra saber se tem água lá...
Ô da NASA, tem água aqui... o Tietê derrama-se em fezes e lágrimas fétidas diariamente, o Cachoeira em Itabuna-Ba tem um mau cheiro insuportável no verão, o Ganges na Índia é sagrado mas pede socorro,nos Estados Unidos, com certeza tem muitos rios.
O rio mais poluído do mundo é o rio Citarum, que fica próximo a Jacarta, capital da Indonésia. O Citarum é bem mais poluído do que o Tietê. Mais de 500 fábricas, muitas delas de produtos têxteis que exigem tratamento químico específico segundo as regulamentações internacionais, não o fazem, lançando “in natura” produtos químicos altamente tóxicos no rio. Enquanto os produtos químicos tóxicos fazem seu passeio rio abaixo, os detritos humanos (lixo) de todos os tipos são adicionados a eles. Nas cidades que margeiam o rio, não há absolutamente nenhum tratamento de esgoto ou coleta de lixo. O rio resolve. Vai tudo lá pra dentro *.( Quantas dessas fábricas não pertencerão ao mesmo país que a NASA?
Os EUA deveriam pegar o capital investido no Centauro lançado contra nosso satélite maravilhoso, graças ao qual somos iluminados à noite, que nos aconpanha há milênios e milênios e aplicá-lo na recuperação e proteção dos mananciais que nós temos aqui. Poderiam?
Na China, 70% dos lagos são poluídos,26% das águas superficiais da nação são totalmente inutilizáveis, 62% não podem ser usadas para a pesca, 90% de seus rios estão poluídos ao passar por zonas urbanas.**

Todavia, além de termos água bastante no planeta e as instituições mais capitalizadas do planeta não estarem preocupadas com ela, ainda fica a dúvida terrível: Foram feitos estudos de impactos ambientais destas explosões na Lua sobre a Terra? A força gravitacional e a influência das marés...??? ou o Sistema Terra-Lua não existe para os patéticos NAuSeAbundos da Astronáutica-cibernética-robótica da inutilidade?
a Lua tem relações com diversos ciclos biológicos. Para começo de conversa, os vegetais reagem diferentemente a uma noite de Lua nova no inverno do que a uma noite de Lua cheia no verão. E as relações vão bem adiante. A Lua forma um sistema com a Terra e isto evidentemente influi sobre a vida.***

A verdade mesmo é que a NASA estava precisando fazer algo de grandes proporções, megalômano, para que a humanidade esqueça o seu blefe tão contado e recontado nos jornais do mundo inteiro e na internet, sobre a viagem do homem à lua. A verdade é que esses cientistas separam a ciência da filosofia, não têm ética, não têm preocupações morais, o dinheiro é seu deus e sua sabedoria não alcança a dimensão do cosmos enquanto harmonia e do Univeso enquanto UNO na sua diversidade. Só nós, seres humanos comuns, trabalhadores do mundo inteiro, cidadãos, podemos parar a deformidade desse sistema disforme, a indiferença e a ignomínia perpetradas pela potência capitalista mais rica, mais usurpadora, violadora dos Direitos Humanos, sanguinária e imperialista, cujo Presidente - por causa de um bando de puxa-sacos internacionais - recebeu hoje o Prêmio Nobel da Paz sem nem sequer ter retirado as tropas americanas do Iraque.
Não quero dar parecer contra o progresso e o desenvolvimento, todavia, se progresso e desenvolvimento for o qe temos feito nos últimos 50 anos, precisamos urgente repensar estes conceitos.

Referências:
* http://www.mundogump.com.br/o-rio-mais-poluido-do-mundo/
** http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080707161346AAdTPOO
*** http://autoracing.virgula.uol.com.br/forum/index.php?showtopic=47114&mode=threaded


Maria de Lourdes da Silva é licenciada
em Filosofia, Especialista em Política
Educacional e Acadêmica de Direito.