fevereiro 23, 2010

ASSEMBLÉIA OU REUNIÃO?

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
José Régio

eu e meu sonho de democracia.
eu e minhas utopias...
aquilo não era uma assembléia. Umas pessoas falavam e falavam e falavam - sempre as mesmas ... e outras apenas ouviam e balançavam as cabeças como lagartixas, lagartos ou sei lá que réptil rastejante e sem imaginação. Cheguei a ver que algumas delas escreviam bilhetinhos fazendo perguntas medíocres e outra lia, orgulhosa e senhora de si, ao microfone, logo respondendo! Uma disse a mim assim: vai ter a semana pedagógica ou não? tira essa dúvida aí, vai. Eu não fui, claro. Estava mesmo era indignada com tanto consentimento, com tanto balançar de cabeça pra cima e pra baixo a dizer que sim... não teve nem votação... só consenso! que bom! não há conflito! quem o quer? Eu o quero, inquieta, insatisfeita, indignada, imanipulável - acabei de inventar - questionadora.
prepare o seu coração, pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão, e posso não lhe agradar.
Aprendi a dizer NÃO, ver a morte sem chorar, e a morte, o destino, tudo, a morte, o destino tudo, estava fora do lugar, eu vivo pra consertar...
(Disparada - Geraldo Vandré)

Quando eu morei em São Paulo, nos idos de 1995, 96 e 97, naquela época o sindicato dos professores lá era governado por dois irmãos que não me ocorre agora o nome... coincidências da minha querida Pindorama, que eu vislumbro ÁGORA.
Vivemos numa cidade quatrocentona, conservadora, com idéias de coronelismo ainda na cabeça de muita gente, pode-se dizer que ACM ainda está quente na cova!!! O ex-prefeito de Itabuna ainda elege seus candidatos e em Ilhéus o povo elegeu um rico empresário que tinha fama de "comer criancinha" e perguntava no palanque de eleição: "vocês querem um viadão ou um putão?" Ora, façam-me o favor!. Ainda bem que deu tempo de tirá-lo. Todavia, Ainda não sei se foi pior a emenda que o soneto, como diz o dito popular.
A verdade é que enquanto as crianças estão sem aula e nós sem dinheiro, alianças e conchavos são feitos em nome de interesses pessoais e partidários por pessoas de nossa confiança, de quem esperamos mais que acordos com o Prefeito. Esperamos resistência, tenacidade, honradez, dignidade, incorruptibilidade, cidadania, Ética.

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"