setembro 06, 2014

Pagamento de salário dos professores de Itabuna ocorrerá após 5º dia útil em setembro

Os professores de Itabuna receberão o salário referente a agosto de 2014 em 10 de setembro de 2014 como foi informado oficialmente à população através de rede social.

Em relação ao prazo do pagamento, a lei determina que o salário deva estar à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês subseqüente ao vencido ou outro prazo mais favorável negociado em acordo,  Como nenhum prazo foi negociado, a prefeitura vai pagar atrasado.

Véspera de 07 de setembro, todos duros!  Amanhã estaremos todos na Avenida, desfilando em frente ao palanque do PCdoB, sem dinheiro nem para comprar uma água mineral.

Na época da Ditadura Militar era assim também:  cantávamos o Hino Nacional no pátio da escola, antes de entrar para a sala de aula e enquanto isso acontecia os professores estavam sendo presos, jornalistas mortos e prédios de jornais incendiados.

Esses dias estava assistindo A menina que roubava livros e havia lá uma cena parecida, quando as crianças cantavam para o Fueher e a SS nazista tirava os judeus de suas casas e os levava para a morte.  Toda comparação claudica, eu sei, mas como posso aceitar sem dizer nada, que no dia da Proclamação da Independência um Partido Político com a tradição e a história do PCdoB mande os professores para a avenida sem pagar-lhes o dinheiro que lhes é devido?

É imoral. 

Algumas categorias já receberam desde o dia 29 de agosto.  Tem categoria que recebeu além do salário, 100 por cento de hora extra.  E os educadores, que vivem inclusive em situação de risco, sofrendo agressões e ameaças; e os educadores que retiram diariamente da linha da marginalidade centenas de crianças da periferia que vivem em situações de perigo; e os educadores, que no dia a dia enfrentam as mais diversas vicissitudes que a profissão lhes proporciona, para levarem à infância deste país a beleza, a alegria e o amor ao saber, tão importantes para uma vida saudável, esses vão desfilar de bolso vazio.