junho 05, 2009

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Ouvi na Tv que hoje, por ser dia mundial do MEIO AMBIENTE era dia de procurar academia e cuidar do corpo...!!!Ora, do corpo cuida-se todos os dias, em detrimento de tudo o mais. Esse culto ao corpo, protagonizado pelos meios de comunicação e provavelmente financiados por todos aqueles laboratórios que têm interesse na venda desse produto: a cirurgia plástica, tem matado e mutilado a muitos.
A inversão de valores que vivemos prova quanto temos nos tornado fúteis e superficias, preocupados com rugas do nosso corpo que levaremos para os vermes que nos esperam, enquanto desprezamos as florestas, os animais, as águas do Planeta Terra, poluídas e destruídas pela mercantilização de tudo, como quer o Capital.
Hoje é dia de pensar e repensar nossas atitudes em relação ao Planeta, à preservação do Meio Ambiente, aos cuidados e à proteção que devemos ter com a natureza, nossa mãe inesgotável, mas que, de tanto abusarmos, estamos conseguindo esgotar!!!
Rios sujos, mananciais de água poluídos na fonte de origem, por causa do desejo de lucrar dos capitalistas insanos, aqueles que transformam tudo em mercadoria , inclusive os bens mais sagrados para a vida humana: os bens naturais, aqueles que o Santo Criador honrou-nos com a tutela, mas não temos sido dignos desta missão.
Aqui em Ilhéus já teve governo municipal que colocou o lixão no Cururupe, na estrada Ilhéus/ Olivença, lembrando que Olivença é uma instância hidromineral e toda aquela região é patrimônio histórico também, afinal os remanescentes indígenas da região moram lá e o local guarda nas suas pedras e nas brenhas das suas roças a saga do genocídio contra os Tupinambá de Olivença, haja vista a BATALHA DOS NADADORES, chacina protagonizada por Mem de Sá e documentada por ele mesmo, como sabemos, entre outros, pelo livro da professora Teresinha Marcis sob o título VIAGEM AO ENGENHO DE SANTANA (editora da UESC).
O Dia do Meio Ambiente é o dia de tomarmos a decisão de não jogar, nunca mais, nenhum lixo na rua. É o dia de tomarmos a decisão de não deixar nunca mais ninguém, no raio de nossa visão, passar fome, e até além dela. Passar frio, ninguém mais.
Como podemos dormir quentinhos em nossos lares, sabendo que existem tantos inocentes à mercê da sarjeta, do medo e da morte, pelas ruas da cidade? como podemos viver assim, indiferentes ao ar que respiramos e que nossos bisnetos talvez não tenham pra respirar?
O dia do Mieio Ambiente é toda hora, todo dia, todo segundo, temos que parar de cultuar a violência, o erotismo exarcebado fomentados pela mídia televisiva aberta (e pela fechada também). A violência na nossa era virou capital certo, garantia de lucro indubitável (Olha quantos "jogos mortais" já foram feitos? se não tivessem público, não teriam sido feitos tantos!
Temos derrubado e consentido com nosso silêncio e omissão a derrubada e a queimada de árvores frondosas, centenárias, da nossa mãe rasgada ao ventre, Amazônia querida, que o Espírito de Chico Mendes te proteja, que todos os xamãs chacinados por grilheiros tenham força para espantar os espíritos destruidores que te adentram noite e dia, para te sugar, te derrubar, te queimar, te destruir e te transformar em comida de boi e de vaca... que tristeza infinda... que angústia, meu Deus, pensar no dia do MEIO AMBIENTE!!!
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, hoje poderíamos passar o dia na praia, dentro das matas, à beira de represas, rios, lagoas, cachoeiras... poderíamos todos fazer grandes mutirões para construir casas populares, para limpar sujeiras de rios, e depois, nunca mais sujar, nunca mais emporcalhar.
A palavra mundo significa LIMPO, você sabia? tanto que Imundo, significa sujo, não limpo.
Que 0 DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE seja celebrado como um momento de reflexão e mudança de atitude para todos

2 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE ESSA REFLEXÃO SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE.FALA-SE DE MEIO AMBIENTE POR AI COMO SE NÃO FIZESSE PARTE DA NOSSA REALIDADE.ÁS VEZES ME SINTO UM " ET"!!!

    ResponderExcluir
  2. O DIA DO MEIO AMBIENTE E O DIA DE TOMARMOS UMA DECISAO DE NAO JOGAR NEM MAIS UMA CASCA DE BALA NO CHAO.O DIA DO MEIO AMBIENTE E O DIA DE PENSAR E REPNSAR NOSSAS ATITUDES EM RELAÇAO A NOSSA MAE QUE DE TANTO ABUSARMOS ESTAMOS CONSEGUINDO DESTRUIR!NAO PODEMOS DEIXAR QUE AS PESSOAS PROXIMO A NOS PASSE FOME NEM FRIO.TEMOS QUE MUDAR O MUNDO MAIS ANTES DE TUDO DEVEMOS MUDAR A SI MESMO.ASS:RAFAELLA TELES

    ResponderExcluir