julho 27, 2009

órfãos da história

Casos curiosos (ou vergonhosos) da História do nosso país!
A História, (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, abordando análise de processos e eventos ocorridos no passado. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é (Historíai. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados... e é aí neste ponto que começa a HISTÓRIA que queremos contar. A História da não-História, a História negada, a Anti-História, a morte da História, o fim da História... Por quê? Porque vamos falar de uma história enterrada, esquecida, apagada, inundada, e outras violências mais...


fonte:http://www.itabocas.com/itabuna.php?secao=itabuna_fotos
Antigo Teatro ABC, demolido durante a primeira gestão do prefeito Fernando Gomes.
Podemos começar por Itabuna, onde tínhamos o Teatro ABC, na praça Otávio Mangabeira, quando o então Prefeito Fernando Gomes, em sua primeira gestão – 1977 a 1982 – mandou demolir o Teatrinho ABC e lá pôs um bar, restaurante – não só o “parque infantil” - para arrendar a pessoas de suas ligações pessoais e particulares.
Imaginem! O Teatro foi demolido e no seu lugar a Prefeitura construiu um “boteco”!!!
Demolido por este cidadão que foi Deputado nota zero na época da Constituinte , integrante do "centrão", grupo de direita que se organizou para derrubar as conquistas dos trabalhadores e que sempre pautou suas gestões em perseguir professores e seu sindicato. De um dirigente deste tipo, realmente, não poderíamos esperar muita coisa!!!!
Fica aqui o protesto e o registro. Depois retorno para falar de outros "causos" deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário