janeiro 29, 2010

FW: NOTICI AS EDUCAÇÃ O ILHEUS

Esta notícia veio da amiga Itamara Burke

 





 


 Educação adia início do ano letivo para tentar pagar débitos e evitar nova greve

Enilda Mendonça: um ano dificil
Crédito: JBO
 

Sem recursos – e, por enquanto, sem alternativa - para quitar os débitos junto aos professores e servidores da educação, a Prefeitura de Ilhéus encontrou uma solução paliativa: ganhar tempo. O início do ano letivo que estava previsto para acontecer no dia 1º de março foi oficialmente transferido para o dia 16 do mesmo mês. A intenção é ganhar, pelo menos, duas semanas para pagar os débitos e evitar que o ano letivo comece comprometido. Os servidores da educação ameaçam não retornar às escolas caso a Prefeitura de Ilhéus não quite os compromissos em atraso que tem com a categoria.

 

De acordo com a presidente da Associação dos Professores de Ilhéus, Enilda Mendonça, a Prefeitura deve um terço de férias, parte dos salários de dezembro dos servidores contratados e a folha de janeiro vence no próximo sábado (30). Além disso, uma decisão da Procuradoria Jurídica do Município em não acatar o reajuste do piso nacional da categoria, previsto para acontecer agora em janeiro, também pode complicar ainda mais a relação. "Alertamos a população de que Ilhéus não vai ter um início de ano letivo fácil", afirma a sindicalista.

 

Enilda considera a situação administrativo-financeira da secretaria municipal de Educação "um caos". E afirma que apesar do discurso de queda no repasse de recursos para o município para justificar o atraso, isso não faz sentido. "Todos os municípios sentiram este impacto. E grande maioria está com salários dos professores e servidores da educação em dia", afirma. Para piorar, o secretário interino, Sebastião Maciel, não deve ser efetivado no cargo. Ele aguarda apenas a definição do seu substituto, que deverá ser uma indicação do PSB, partido do prefeito Newton Lima. Com limitações para agir, Maciel se reune com a categoria, mas já sem poder para tomar decisões.

 

Em 2009, professores e servidores promoveram cinco paralisações ao longo do ano e, segundo a dirigente, tudo indica que 2010 será um período de novas e longas greves por conta da "desorganização e da incompetência generalizada" que tomam conta do governo municipal. "Tenho mesmo que reconhecer. Não sabemos onde iremos parar", disse.

 

Ainda hoje a categoria se reúne no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) para discutir a proposta de paralisação e impedir o início do ano letivo. "Se até a data prevista para o início das aulas não estiver tudo quitado, não retornaremos às escolas", ameaça Enilda Mendonça. 27 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Ilhéus.


Enilda Mendonça: um ano dificil
Crédito: JBO

Sebastião Maciel, sem muito o que fazer
Crédito: JBO
 
Milena de Oliveira Pereira
Professora Educação Física
Especialista em Gerontologia
Pós graduanda em Educação Fisica Escolar
Cref: 000777-BA
Tel: 7336137884 e 7388348462



Nenhum comentário:

Postar um comentário