fevereiro 03, 2010

ENQUANTO ISSO...

AS CRIANÇAS VOLTARAM A ESTUDAR EM ITABUNA, NA MARAVILHOSA CURUMIM, E ESTÃO MUITO FELIZES DE ESTAREM NUM AMBIENTE TÃO SAUDÁVEL, DE JÁ TEREM VOLTADO ÀS AULAS, DO CONVÍVIO COM NOVOS E VELHOS AMIGOS, REENCONTROS, desencontros sempre haverão - faz parte. Dos meus 25 anos de magistério, com experiência numa cidade como São Paulo e numa roça como Lagoa Encantada - roça aqui no sentido mais prazeroso possível e imaginável - posso dizer que é a melhor proposta pedagógica que já conheci até hoje. Só abro exceção para o Ciclo, mas aí já é outro papo. Filosofia, artes plásticas, capoeira, música, fotografia, literatura, pesquisa... na CURUMIM se fala de tudo, o estudo vira uma coisa tão gostosa que passa a ser até "fácil" estudar... frequenta-se os parâmetros da ludicidade daquelas mentes pueris e sagazes, nada escapa aos olhares atentos de Rita e Raquel, profissionais experientes não só no ramo da pedagogia como também da Psicopedagogia e agora, da Psicologia - com a nova formatura de Raquel. E elas não param, estudando, cursando, dando cursos, seu saber e sua vontade de ensinar extrapolam as paredes da escola e lá vão elas região adentro, as intrépidas filhas e netas de sergipanos que transformaram o povoado de Tabocas no Município de Itabuna, rompendo as barreiras da ignorância e levando a sede do conhecimento a todo lugar.
Sinto-me à vontade para falar delas. Conheço-as no mínimo há 28 anos e conheço a CURUMIM desde o início.
Falando de CURUMIM não posso deixar de falar de Tio Jorge, o professor Jorge Batista, o artista, ator, diretor de teatro, figura polêmica, criativo, trabalhador, inovador...Salve Jorge! Também não posso esquecer a suave e adorável bailarina, Tia Rai, Railda Prudente, pelos palcos da vida, mudando a vida de adolescentes e jovens com a sua leveza e competência profissional. Disse-lhe pessoalmente e repito aqui para que todos saibam: seu trabalho é de nível internacional. Quero vê-la dançando na Espanha, em Portugal, na Suíça...
Quem sabe faz a hora
; e finalmente, quando se fala de CURUMIM também não se pode deixar de falar de seu maior baluarte, sua sustentação moral e histórica: DONA NEUZA PRUDENTE, matrona, matriarca, mãezona, merecedora do nome que tem e soube passar a bênção que trouxe no nome a todos que lhe cercaram e souberam aprender com seu exemplo! O resto é bobagem! Defeitos - quem não os tem? Mas o belo é estar ali todo o tempo, presente, prudente, pra o que der e vier.
Parabéns Victor e Sophia, pelo retorno a CURUMIM. Considero obra de Deus a idéia de tê-los conduzido novamente para aí. Sejam felizes, aproveitem para aprender, curtam as festas, os passeios, as aulas diferenciadas, os projetos, as novidades, a filosofia!!! Curtam as viagens diárias de Ilhéus pra Itabuna e de Itabuna pra Ilhéus numa das estradas mais lindas do nosso país; observem cada ponte, cada trecho do Cachoeira, vão olhando quando as folhas caem, quando as acácias florescem, o que há após cada curva, as mudanças que vão ocorrendo à beira da estrada no Banco da Vitória, na Fundação Dom Bosco, no Salobrinho - oh! meu querido Salobrinho! na UESC, na CEPLAC, na Vila Cachoeira... Quanto as cidades se aproximam cada vez mais no dia-a-dia. O futuro é de vocês, Ilhéus e Itabuna deverão ser uma cidade só e esse tempo não está muito longe.

2 comentários:

  1. Que as ciranças sejam felizes; que os curimins sejam abençoados no saber e aprendam a defender os seus direitos desde cedo.
    Um beijo Lourdinha.

    ResponderExcluir
  2. sou uma aluna curumim,conheci todas as ilustres pessoas que você citou,lisonjeada de conhece-las
    as broncas de tio Jorge,as aulas de psicomotricidade de Raquel,as aulas de dança de Railda(que é mesmo de nivel internacional),a mãe dona Neuza,Iury,o time de professores que são realmente muito bons,capacitados,enfim sem plavras para descreve-la

    ResponderExcluir