março 05, 2010

CRÔNICA DO MEU ENTERRO

Hoje amanheci pensando que no dia em que eu morrer, porque sou poeta, as pessoas se movimentarão muito nesta incrível cidade de todos os meus amores e todos os meus desgostos. Imagino que farão um enorme enterro, com muitos carros, um caixão horrível de madeira pretensamente talhada, e criaturas meio pomposas, quiçá tristes, empurrarão a “bicicleta” lentamente, naquela coreografia de todas as procissões fúnebres, sempre para a frente, passo a passo, até o cemitério que Calixtinho deu dignidade e tornou habitável. Provavelmente alguém quererá fazer um discurso, exaltando minhas virtudes, minha inteligência, até a glória que eu serei para esta cidade. Um barato!... É isso: farão um enterro digno, homenageante, glorificante. Mas eu lá vou querer essa coisa preta e triste, essa lentidão, esse calor de flor machucada, esse cheiro de discos de embreagem esquentados, essas pessoas que, nessas ocasiões, falam “pelos cotovelos” – dos filhos, das empregadas, das butiques, dos bois, da crise, da podridão parda? E pode haver coisa mais cafona que discurso à beira do túmulo, mesmo que seja para um poeta?
Ah, não, pelo amor de Deus, não me façam isso! Quando eu morrer – prestem bem atenção – quero um caixão de tábuas simples e, mas, na madeira pura, levado pelas mãos de meus irmãos e de meus amigos até o carro fúnebre, que deverá ir rápido, no mínimo a 30 quilômetros por hora. E mais: quero que respeitem em mim todos os que morrem indigentes e vão no caminhão do lixo, todos os loucos soltados nas estradas para que morram atropelados, todos os meninos assassinados, todos os cachorros escurraçados e gatos violentados, todos os pássaros aprisionados e mortos e todas as árvores derrubadas e queimadas pela estupidez humana. Apenas no silêncio que toda morte exige, para poder ser em paz, façam tocar o 4º Movimento da “Nona Sinfonia” de Beethoven. E que ninguém chore. Não é para chorar! Quero que todo mundo saiba, ou aprenda comigo, que morrer é apenas a conclusão de um processo que se cumpre. E não falo no sentido de fim, acabou, não! Digo conclusão como algo dinamicamente maior, aquele ponto máximo de plenitude em que a vida ganha a sua dimensão mais real. E mais bonita, quem sabe. Pô gente, morrer não mata ninguém!

Valdelice Pinheiro
Professora de Filosofia da UESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário