novembro 21, 2010

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - DIA INTERNACIONAL DE LUTA





Todos os dias vejo triste desfilarem à minha frente notícias sobre mulheres assassinadas por seus pares, que não aceitaram que elas lhes dissessem NÃO, assassinadas por seus pares convictos de que elas eram propriedades suas, assassinadas por covardes doentes, mentirosos e dissimulados que matam e dizem: não, eu não matei!

Mas, pasmem! não é só o cidadão que mata mulheres! o Estado também mata, condena-as a morte. No Irã, Sakineh Ashtiani foi condenada à morte por adultério; na China, Aung Sun Suu Kyi viveu em prisão domiciliar mais de 15 anos na Birmânia - atual Mianmar , e viu morrer um filho sem poder dar-lhe o último abraço e o que está vivo fazia mais de 15 anos que não se viam pessoalmente,tendo vencido a eleição de 1990 sem ter o direito de tomar posse, pois os militares estão no poder, em golpe de Estado. Asia Bibi recebeu sentença de morte por enforcamento dia 15 de novembro de 2010, no Paquistão, pela lei de blasfêmia.

Na década de 60 do século passado as irmãs MIRABAL, Pátria, Minerva e Bete foram mortas a pauladas a mando do ditador de seu país, República dominicana, que matou mais de 30 mil pessoas durante seu governo. No Brasil, na e´poca de Getúlio Vargas, ele mandou entregar Olga Benário à SS nazista, a Hitler, e ela morreu num campo de concentração.

Em homenagem às irmãs Mirabal comemora-se no dia de sua morte, dia 25 de novembro, o DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER. Essa homenagem estende-se a todas nós que já sofremos violência doméstica, que já vimos nossos filhos chorando, apavorados, trancados no quarto, embaixo da cama, correndo desesperados para a porta da rua para chamar a polícia... esta homenagem estende-se a cada mulher que já teve seu olho arroxeado por um soco, seu braço quebrado, seus móveis quebrados, sua casa quebrada, sua alma quebrada pela violência e pelo terror de conviver com pessoas que aprenderam a escravizar outras, apropriando-se delas como coisas, objetos.

Olga lutou contra a ditadura de Getúlio. Suu Kyi luta pela democracia em seu país. Sakineh, Asia, Maria, Joana e Patrícia lutam pelos direitos das mulheres dia a dia, em seus lares, pela liberdade das mulheres como pessoas humanas. Minerva Mirabal morreu pela justiça e tantas e tantas de nós assim temos vivido e morrido:

PELA DEMOCRACIA,

PELA JUSTIÇA,

PELA LIBERDADE

O Soluço

David Alfaro Siqueiros (México, 1896-1974

Um comentário:

  1. como homem falar de violência contra mulher realmente é uma posição que os coloca em "saia justa" ,sem querer ser machista com o ditado que por sua denotação já é machista, não vem ao caso, o fato é que isso serve pra ilustrar como me pego as vezes violentando e outras violentado, sendo que essa violência não precisa necessariamente ser física, visto que a agresão física, a violência como o senso comum entende de fato. entrementes, somos cotiadianamente conduzidos a uma relação de sadismo sacana para com as mulhers. Na minha opinião o que falta mesmo é sensibilidade das pessoas para compreender o outro, e quando esse outro é uma mulher: é idiossincrático ao genero feminino uma outra maneira de ver, ser, sentir e interpretar o mundo (ou mundos). As mulheres são por excelência terra que propociona a vida, dada a assertiva mais obvia: sem mulher não se nasce...
    PARABÉNS ÀS MULHERES!!!
    FELICITAÇÕES EM UMA REPRESENTANTE IMPAR, INESTIMÁVEL AMIGA LURDINHA, MARAVILHOSO TRABALHO, SUA CONTRIBUIÇÃO COM CERTEZA NOS AJUDARÁ NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.
    saudações quilombolas... Diacui Pataxó

    ResponderExcluir