março 11, 2011

A MULHER - DO AMOR À NECESSIDADE DA LEI


Vocês, que me conhecem, sabem que eu sou apaixonada por esta causa, a causa da mulher.  
Se vou falar de civilizações antigas, quero falar do papel da mulher nelas, na Atenas grega, berço da democracia, a mulher, assim como crianças, escravos e homens pobres, não tinha a cidadania reconhecida,a Igreja Católica Apostólica Romana queimou vivas em praça pública muitas "bruxas" , ciganas, curandeiras, parteiras, rezadeiras, numa perseguição inclemente e insana a tudo, a todos e todas que ameaçassem seu trono, seu poder e sua glória sobre a terra, com um mínimo de conhecimento que fosse!se vou falar da Primeira ou da Segunda guerra mundiais tenho que falar das mudanças que elas geraram na vida das mulheres e a participação das mulheres nas Guerras, e o feminismo e Simone de Beauvoir e Frida Kahlo  - aliás, duas mulheres que viveram um grande amor, que encontraram suas almas gêmeas, mas não moraram o tempo todo com elas... Simone e Sartre nunca moraram na mesma casa
 e Frida e Diego, quando se casaram pela segunda vez fizeram uma ponte na casa, para irem um ao quarto do outro.(A pomba e o elefante).  
Frida Kahlo é a mulher mais marcante que viveu no século XX, ela e Simone de Beauvoir.  Mas Frida ainda havia tido a poliomielite, o acidente do bonde e Diego: "Yo he sufrido dos accidentes graves en mi vida, uno en un autobús que me tumbó…el otro accidente es Diego." Frida Kahlo.  Só Com a irmã dela ele teve seis filhos.
De muitas formas os homens matam suas mulheres, suas não, que elas não são deles, mas eles teimam em tomá-las como objeto, como coisa sua.  Houve um crime em Itabuna há uns dois anos atrás em que o assassino arrancou o bico dos seios com o garfo de churrasco e os olhos com o saca-rolhas.  A teoria do assassinato de Elisa Samúdio é que ela foi espancada, torturada, morta, esquartejada, partes do seu corpo foram dadas aos cães e parte foi enterrada na parede de algum lugar.  Não se acha o corpo dela.  Antigamente os Senhores enterravam as esposas vivas nas paredes das casas grandes das fazendas.
Desde Lílith se persegue as mulheres, condenada a parir demônios, foi logo substituída por Eva, mais tarde expulsa do paraíso.  Até o apóstolo  diz na Bíblia:
"o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja" (Ef 5:23). Lemos em 1 Coríntios 14:34,35: "As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja."
Aliás, é na Bíblia mesmo que vamos encontrar as arbitrariedades e grande fomento às injustiças perpetradas contra as mulheres ao longo de milênios.  A religião, principalmente as chamadas Religiões de Livros Sagrados: o Cristianismo, O Islamismo e o Judaísmo, com a Bíblia, o Alcorão e o Torah - investe fortemente contra a mulher, proibida de falar, de se expressar, de se mostrar, de ser, coberta, morta a pedradas, empalada, vestida na burca, coberta pelo véu.  É nas religiões de origem africana, na umbanda e no candomblé que encontraremos a mulher tendo direito de ser a sacerdotisa mais importante do culto, a mãe de santo, a Yalorixá
Iyalorixás do Candomblé.  Ao centro Mãe Olga do Alaketu.
(Iyalorixá ou Iyá (mãe) ou ainda Yalaorixá é uma sacerdotisa e chefe de um terreiro de Candomblé Ketu.
Iyá no dialeto Yorubá significa (mãe), bem como a junção Iyaiyá (mamãe) ou Iaiá (tendo o mesmo significado de mamãe, senhora, forma carinhosa de falar com a mãe, ou senhora da fazenda muito usada pelos escravos).- wikipédia)
Nas religiões africanas a mulher tem poder. Não está subjugada ou submetida.  Infelizmente a mulher africana atravessa sérios problemas, mas isto não é d'agora, já dura pelo menos cinco séculos, desde que os brancos europeus foram lá arrancar seus filhos e a elas mesmas de seu continente, para levá-los, escravos, ao outro lado do mundo!  Outros brancos europeus foram lá e fincaram-se, relegando a população nativa à miséria, ao analfabetismo e à pobreza, como o caso do Apartheid na África do Sul.
Na Idade Média, a prima notte, costume imposto pelos senhores feudais, dava-lhes o direito dormir com a noiva de seu servo na noite de núpcias...
No Brasil, depois da Lei Maria da Penha, promulgada pelo Presidente Lula, em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, (a 
criação de uma legislação específica contra a violência doméstica e familiar reflete a importância dos Tratados de Direitos Humanos da Mulher, ratificados pelo Brasil, que são: a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher e a Convenção Interamericana para  Prevenir, Punir e Erradicar a Violência  contra a Mulher) aumentou o índice de denúncias de violência contra a mulher.  A violência doméstica e familiar contra a mulher é definida na Lei Maria da Penha não só como a violência física, mas o legislador foi muito mais abrangente e atencioso quando disse: ela (a violência) é física, psicológica,sexual,  patrimonial e moral. Lamenta-se que as medidas protetivas : (Art. 19.  As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida. - GRIFO NOSSO -
§ 1o  As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas de imediato, independentemente de audiência das partes e de manifestação do Ministério Público, devendo este ser prontamente comunicado.) não estejam sendo cumpridas como devem ser, pelos magistrados.  A execução das medidas protetivas é o ponto chave para a efetivação desta Lei. Cabe ao Ministério Público e a nós, cidadãos, denunciar e cobrar, agir incansavelmente, estar atentos, vigiar, a fim de que possamos entrever uma mudança na sociedade, novos tempos, onde a mulher vai poder se sentir amparada e segura pela instituição Judiciária, cujos pares tão bem remunerados não correspondem em produção laboral ao que recebem da sociedade civil através de seus riquíssimos honorários pagos pelo Estado Brasileiro, haja vista se fale tanto em "morosidade da justiça". Cabe aos senhores juízes e senhoras Juízas conhecerem a lei e cumprirem os prazos nela epigrafados. Urge que se crie no Poder Judiciário, uma Vara específica para defesa da mulher. Façam isso , aproveitem o conforto de seus gabinetes e detenham-se sobre a Lei, estudem-na e façam-na cumprir na sua íntegra, afinal, as mulheres são mais da metade da população do mundo!

Maria de Lourdes da Silva
 Animus Mutandi
 (73) 9136 6882


Nenhum comentário:

Postar um comentário