fevereiro 26, 2012

AVALIANDO A AVALIAÇÃO - REFLEXÕES DESENHADAS

 
ESSAS SÃO LINDAS GRAVURAS FEITAS POR SOPHIA NA 3ª SÉRIE.
IMAGINO QUE NÃO TENHA SIDO MUITO FÁCIL. PARA A PROFESSORA, SER AVALIADA DIARIAMENTE POR UMA PEQUENA PENSANTE QUE OBSERVAVA SEUS OLHARES FURTIVOS, SEUS TREJEITOS DE BOCA, SEU TOM DE VOZ, SEU GESTUAL  E AINDA LHE COBRAVA RESPOSTAS, NÃO PORQUE SIM OU PORQUE NÃO, MAS RESPOSTAS DE VERDADE, RESPOSTAS DE QUEM EDUCA!
(desenho by Sophia Silva de Almeida)

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
NESTA GRAVURA ACIMA ELA COMPARA A FÚRIA DA TIA COM O DRAGÃO DE COMODO E ABAIXO  ELA COMENTOU QUE A PROFESSORA ESTAVA NERVOSA E ELA, A PROFESSORA, PARA MOSTRAR QUE NÃO ESTAVA NERVOSA, NERVOSAMENTE RISCOU A PALAVRA NERVOSA!!!

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
COM TODAS AS PÁGINAS DA PEQUENA AGENDA A PROFESSORA RESPONDEU QUE ABREVIAVA PALAVRAS PORQUE NÃO HAVIA ESPAÇO!

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
E AQUI ELA DISSE QUE ERA POR CAUSA DOTEMPO!

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
A MENINA CHOROU DE SEDE E DOR DE CABEÇA - OUTRO DIA UMA ALUNA MINHA FEZ XIXI NA ROUPA PORQUE PEDIU E A PROFESSORA DE MATEMÁTICA NÃO DEIXOU IR AO BANHEIRO.

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
E A CRIANÇA PERCEBEU MONSTROS.

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
DEPOIS DO DRAGÃO DE COMODO, DEU PRA VER ATÉ O TIRANOSSAURUS REX.

(desenho by Sophia Silva de Almeida)

A CRIANÇA É ISSO AÍ, SÓ TERNURA, AMOR, CARINHO... 
NA MEDIDA EM QUE VAMOS MALTRATANDO-A, ESTIGMATIZANDO-A, REJEITANDO-A, HOSTILIZANDO-A, PRINCIPALMENTE PORQUE  NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA SUAS PERGUNTAS E MUITO MENOS SABEMOS AS RESPOSTAS OU NEM QUEREMOS SABER - NOSSA VERDADE ABSOLUTA É MUITO FORTE.
.  
(desenho by Sophia Silva de Almeida)
ELA VAI SE DISTANCIANDO DE NÓS E DESCOBRINDO NOSSAS LACUNAS E FRAQUEZAS PELAS RESPOSTAS EVASIVAS QUE TEMOS PARA ELAS - RESPOSTAS QUE NÃO LHES BASTAM!!!
NOSSAS RESPOSTAS SÃO ABREVIATURAS MEDÍOCRES, RANHURAS DE IGNORANTES E INSENSÍVEIS QUE SE ESCONDEM ATRÁS DO RÓTULO DE ADULTO PARA OCULTAR SEUS TEMORES.


(desenho by Sophia Silva de Almeida)
UMA CRIANÇA QUE FAZIA INCLUSIVE AUTO-CRÍTICA.
(desenho by Sophia Silva de Almeida)
POR FALTA  DE TEMPO E ESPAÇO DA TIA, MANDEI ENTÃO QUE SE DIRIGISSE A MINHA PESSOA EM SEUS RECADINHOS.

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
SEU MUNDO ESTAVA POVOADO DE PRINCESAS E FADAS.


(desenho by Sophia Silva de Almeida)
TIAS FOFAS E AMOROSAS.

(desenho by Sophia Silva de Almeida)
PROVAVELMENTE MUITAS MÃES, COMO EU, TÊM MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR  DAS RELAÇÕES DE SUAS FILHAS E FILHOS COM AS PROFESSORAS DELES E DELAS. 
SEI QUE MUITAS SE VERÃO AQUI.

(desenho by Sophia Silva de Almeida)

(desenho by Sophia Silva de Almeida)

(desenho by Sophia Silva de Almeida)

A questão principal que fica de tudo isto é: que tipo de adulto estamos formando, educando assim nossas crianças, como se usássemos uma máscara de proteção?  Não percebemos que essa máscara funciona como um espelho e ao mesmo tempo que atrás dela nos escondemos as crianças nela se espelham gerando adultos iguais a nós, cheios de egoísmos, hipocrisias e subterfúgios?
MARIA DE LOURDES DA SILVA - Especialista em Política Educacional
 
Depoimento de Rosali Alves Colares sobre a postagem acima:
Ótimo exemplo de como os adultos não têm sensibilidade, nem a simplicidade das crianças, e escondem tudo isso com subterfúgiuos ridículos como falta de tempo. Será que esta professora não vê o quanto é importante para a auto-estima dos seus alunos? Ou ela se acha boa demais para se impressionar com demonstrações dessas?
Um otimo livro que fala sobre essa relação entre adultos insensiveis e crianças que os analisam; eu gostaria muito que lessem o livro  "Quando eu voltar a ser criança", de Janusz Korczak.
 
Postagem retirada do Blog “Ágora Pindorama”, publicada em 05 de junho de 2010. Especialmente reeditada por Eric Souza.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário