setembro 24, 2014

AS ERAS

                                                        BRAULINO SANTANA



 Queridos leitores, copiei para vocês o texto do ilustríssimo professor pensador Bahiano Braulino  Santana.
A ele, minha homenagem, meus respeitos.
http://bp.santana.zip.net/arch2014-06-08_2014-06-14.html

A RAPOSA FELPUDA
10/06/2014


As eras

As grandes corporações de mídia - Rede Globo, portal UOL (Folha de S. Paulo), o grupo Abril (revista Veja à frente), as redes católicas (Canção Nova à frente), - grupos abertamente racistas, anti gays, anti pobres, anti faveladas, manipulam os jovens com as mais descaradas mentiras.

Não lembram aos jovens o que era o mundo anterior ao governo Lula. Não lembram aos jovens o que significou Tancredo Neves (que apoiou o Regime Militar, conchavou-se com Sarney se aproveitando do golpe anti diretas-já) - e o que significará o seu herdeiro Aécio Neves.

A juventude de Facebook está praticamente entregue aos valores dessas corporações. Elas nunca pautam o que de fato interessa ao avanço social no Brasil: discussões, como a descriminalização do aborto (e todas as suas consequências para a proteção de mulheres em estado de vulnerabilidade social); uma reflexão baseada em dados que faça frente a cantilenas de que vivemos no país da impunidade (como assim, se temos uma população carcerária de inacreditáveis 715 mil pessoas presas, a terceira maior do mundo?); debates sobre o marco regulatório contra a reserva de mercado de mídia, concentrada nas mãos de três a quatro famílias no Brasil; o enfrentamento do crescimento de grupos religiosos, que trazem consigo autoritarismo e fundamentalismo.

Para os jovens incautos de Facebook, professoras-madames-universitárias  noveleiras, pretos subservientes assinantes dessas revistas-esgoto e telespectadores dessas redes de televisão racistas, é sempre bom lembrar o que era o país antes e depois da era Lula. Vou elencar alguns fatos de memória, e reafirmar a minha posição política bem clara: vou votar em Dilma; fazer campanha pra Dilma; escrever em favor da campanha de Dilma; e contribuir financeiramente com a campanha de Dilma. E mais, teremos a melhor copa mundial de futebol da história, pois vai ser a copa no Brasil, o maior time de bola da história. Já comprei a minha fita verde e amarela, e algumas bananas, para jogar no campo dos adversários militantes inconsequentes da torcida ignorante dos “não vai ter copa”.

I.A era pré-Lula

1.Donas de casa fiscais do Sarney
2.Confisco da poupança
3.Apagões de FHC (FHC obrigou o país a racionar luz)
4.Dependência do FMI (o golpe do discurso do enxugamento, do corte de gastos)
5.Falta de universidades (raros concursos públicos empregados na educação)
6.FHC e seu ministro da Educação pau-mandado-do-mercado cogitaram privatizar as universidades federais
7.Subida descontrolada da inflação na época de FHC
8.FHC mandava grampear telefones
9.Todo mundo com mais de quarenta anos lembra da figura do engavetador-geral da União – hoje as denúncias são investigadas   
10.O fascismo na Bahia (com a anuência da revista Veja) contra os manifestantes na festa dos 500 anos
11.FHC doou 1,6 bilhão de reais ao banco Marka-Fonte Cindam (Cacciola)
12.Massacre de Eldorado dos Carajás
13.FHC e suas falcatruas na Expo 2000
14.Descontrole da dengue na era FHC e Paulo Souto (Jequié, coitada, a cidade mais prejudicada da Bahia, mesmo se orgulhando de ter dado à Bahia alguns governadores)
15.Reajustes de 580% na telefonia na era FHC
16.Pibículo de FHC
17.A fraude de mais de 2 bilhões na SUDAM de FHC
18.Aposentados “vagabundos” e povo brasileiro “caipira” (FHC era boca dura)
19.FHC planejava privatizar a Petrobrás, e transformá-la em Petrobrax
20.FHC quebrou o monopólio sobre o petróleo e permitiu que empresas estrangeiras explorassem as nossas jazidas
21.FHC impediu que a Petrobrás buscasse empréstimos no exterior
22.A gangue na Petrobrás (denunciada por Paulo Francis em 1997)
23.O escândalo da compra de votos para a reeleição de FHC (200 mil reais por deputado)

II.A era Lula e pós Lula

1.Bolsa família (o programa de distribuição de renda mais admirado do mundo)
2.Entre 2010 e 2014, 16 bilhões de reais serão arrecadados com impostos deixados pela FIFA nos gastos das obras da Copa (segundo a Ernst & Young e a Fundação Getúlio Vargas)
3.O primeiro preto da história no STF
4.22 milhões de pessoas deixaram a linha de pobreza
5.Programa Mais Médicos  
6.Inflação anual - Dilma: 6,08% - Lula: 7,53% - FHC: 12,4%.
7.Em 2002, a Petrobrás valia 15,5 bilhões de dólares. Em 2012, 126 bilhões. O lucro da Petrobrás em 2002: 8,1 bilhões. Em 2012, 21,2 bilhões. A receita da Petrobrás em 2002: 69,2 bilhões. Em 2012, 281,3 bilhões.
8.A maior valorização (em termos salariais e em termos de condições de trabalho) da CEPLAC, no Sul da Bahia, da história.
9.Taxa de desemprego (Dilma, 2014): Japão (4,1); Alemanha (5,3); Brasil (6,7); Canadá (7,1) Reino Unido e Estados Unidos (7,5); França (10,5); Itália (12,2); Portugal (16,9); Espanha (26,7) 


Escrito por BRAULINO SANTANA às 01h37

Um comentário:

  1. Professor Braulino, com o pragmatismo de sempre, sua marca no debate público, demonstra o quanto a memória pode iluminar algumas escuridões. Também voto em Dilma. Abraço, Natália.

    ResponderExcluir