março 31, 2017

Alain Touraine - O OCIDENTE DEPOIS DA CRISE

Transcrição de parte de entrevista dada à jornalista       no canal Globo news:
ALAIN TOURAIN:   ... Então eu queria dizer que se vocês conseguirem desenvolver e estimular ainda mais a consciência ecológica, se vocês forem cada vez mais sensíveis à violência contra os seres humanos, de todos os tipos, pois o mundo está cheio de massacres e genocídios, de gente morrendo de fome ou que são deixadas a morrer de fome, então aí surge a pergunta:  Como isso tudo pode caminhar junto? E torna-se necessário um instrumento político para ligar isso tudo, mas aí nós não temos.  Mesmo quando falamos de democracia não sabemos mais do que falamos.

JORNALISTA:E o que o senhor pensa do Brasil politicamente, porque o senhor declarou que temos um sistema político horrível, corrupto;  o que o senhor acha da maturidade democrtática do Brasil?

AT: Eu acho que, historicamente falando, o Brasil teve um sistema político horrível,  com um populismo no limite do ridículo, Jânio Quadros e Jango não foram muito brilhantes.  Foi o colapso do sistema político, e por muito tempo houve incidentes famosos no Congresso, violência, etc. Mas é preciso lembrar que o Brasil viveu 16 anos de formidável consolidação.  Fernando Henrique Cardoso reconstruiu as instituições, começou a fazer as pessoas entrarem em uma casa reconstruída e Lula em seu segundo mandato, incluiu muitas outras pessoas. Então o Brasil de hoje é um país que dispõe de uma infraestrutura e também de uma riqueza econômica que não têm nada a ver... O Brasil se tornou uma grande potência.  O BRIC não quer dizer grande coisa, pois os países são muito diferentes uns dos outros, mas o Brasil é realmente uma grande potência, mas com um sistema político que continua fraco. Não vou citar nenhum partido, mas há grandes partidos no Brasil, aos quais nem adianta perguntar qual é seu programa, pois ele será "x" ou "Y", em aliança com este ou aquele partido





Nenhum comentário:

Postar um comentário